top of page
Buscar

Vale do Capão - Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina.

  • Augusto
  • 27 de jul.
  • 1 min de leitura
ree

O visual da Cachoeira da Fumaça está entre os mais belos cenários da Chapada Diamantina. São, aproximadamente, 340 metros de queda d’água cercada por espetaculares paredões rochosos que formam um cenário mágico em meio à natureza exuberante do Vale do Capão. Difícil não se emocionar ao chegar ao topo dessa cachoeira, considerada uma das maiores do Brasil.


A Cachoeira da Fumaça pode ser visitada tanto por baixo quanto por cima. O passeio mais comum e mais fácil é para ver a cachoeira por cima. Porém, dizer que é mais fácil não significa que seja um percurso tranquilo. A trilha da Cachoeira da Fumaça está entre as mais desgastantes dos passeio de um dia oferecidos na Chapada Diamantina. Ao todo, são 12 km de trilha, ida e volta, sendo que a subida inicial, com 2 km, exige muito fôlego e preparo físico dos visitantes. Ultrapassada a etapa inicial, o restante do trajeto é bem mais fácil e agradável. Ainda que seja uma trilha de nível médio, o visual da Cachoeira da Fumaça ao final compensa todo o esforço!


O objetivo do passeio é chegar aos mirantes de onde se pode ver a imponente cachoeira. Há várias opções de locais para observar o espetáculo da água que, com a força da queda, se transforma em fumaça. Daí a explicação do nome. Com sorte, e o raio de sol certo, ainda será possível ver a Cachoeira da Fumaça com lindos arco-íris.

Comentários


Site: Vale no Brasil 2025
bottom of page